Estudo sobre Mateus 7:23 explicado. Foto: CanvaPRO.

“Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês que praticam o mal!” As pessoas com quem Jesus vai dizer “apartai-vos de mim, nunca os conheci”, não será dirigido aos pagãos ou pessoas não crentes, mas sim alguns cristãos que estão dentro das igrejas, que se dizem ser servos de Deus, porém, vivendo uma falsa religiosidade.

Para que este estudo e explicação de Mateus 7:23 fique ainda mais claro, vamos ressaltar o seguinte: quantos falsos cristãos estão por aí usando o nome de Deus e a igreja para ganhar dinheiro em cima? muitos pregando o que não vive, ou, pregando a palavra mas, estando em pecado? de fato, tem muita gente brincando de ser crente dentro das igrejas e, para a surpresa de muitos, quando Cristo retornar à terra, vão ouvir o mestre dizer “Nunca os conheci”.

Estudo de Mateus 7:23 sobre o que realmente significa acerca da rejeição de Cristo

Ou seja, chegará alguns crentes e vão dizer a Ele: “Senhor, em teu nome eu expulsei demônios”; outros, “em teu nome eu preguei a palavra e almas se converteram”; outros também vão dizer “eu cantei louvores e muitos foram cheio do Espírito Santo”, mas Cristo vai dizer claramente “Eu não conheço você ou, quem é você mesmo”?

Sem dúvida, isso será dito para aqueles que não estavam fazendo a vontade de Deus de acordo com a Bíblia, isto é, não vivendo em harmonia com os princípios divinos.

Contudo, que neste estudo e explicação de Mateus 7:23, possamos atentar mais para a palavra do Senhor e se esforçar para viver em santidade com o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Pois Ele prometeu voltar e, quando esse dia chegar, não sermos pegos de surpresa, mas sim preparados para subir com Ele aos céus e viver ao lado dEle para sempre. A seguir, você irá conferir alguns comentários bíblicos de teólogos cristãos acerca do texto de  Mateus 7.23, acompanhe!

Comentário sobre Mateus 7:23 de Adam Clarke

Neste estudo, o comentarista Adam Clarke, ressalta que tem muitos pregadores que parecem profetas em seus púlpitos, mas, que vem sustentando a verdade com injustiça, ou seja, apontando o caminho para os outros, porém sem andar nele mesmo. Entenda:

Verso Mateus 7:23. Eu professarei] ομολογησω, Eu irei totalmente e francamente diga a eles, eu nunca conheci você – Eu nunca aprovei de você; pois assim a palavra é usada em muitos lugares, tanto no Antigo como no Novo Testamento. Você sustentou a verdade com injustiça, enquanto pregava minha doutrina pura e santa; e por causa de minha própria verdade e por meio de meu amor às almas dos homens, abençoei sua pregação; mas vocês mesmos eu nunca poderia estimar, porque vocês estavam destituídos do espírito de meu Evangelho, impuros em seus corações e injustos em sua conduta. Ai de mim! ai de mim! quantos pregadores existem que aparecem profetas em seus púlpitos; quantos escritores e outros trabalhadores evangélicos, os milagres de cujo trabalho, aprendizado e doutrina admiramos, que são nada, e pior do que nada, diante de Deus, porque eles executam não sua vontade, mas sua possuir? Que consideração terrível, que um homem de dons eminentes, cujos talentos são uma fonte de utilidade pública, deva ser apenas um marca de referência ou poste o dedo no caminho para a bem-aventurança eterna, apontando o caminho para os outros, sem andar nele ele mesmo!

Afaste-se de mim] Que palavra terrível! Que separação terrível! Afaste-se de mim! do próprio Jesus que você proclamou em união com o qual somente a vida eterna pode ser encontrada. Pois, unido a Cristo, tudo é céu; separado dele, tudo é inferno

Comentário sobre Mateus 7:23 de Albert Barnes

Já para o comentarista Albert Barnes, ele acredita que quando Jesus falou “Eu nunca te conheci”, significa que tem muitos pregando nos púlpitos, porém, vivendo uma falsa religiosidade, isto é, que nunca foram crentes de verdade. Confira!

Professe até eles – Diga a eles; declarar claramente: Eu nunca te conheci – Ou seja, nunca aprovei sua conduta; nunca te amei; nunca te vi como meus amigos. Veja Salmos 1:6; 2 Timóteo 2:19; 1 Coríntios 8:3. Isso prova que, com todas as suas pretensões, eles nunca foram verdadeiros seguidores de Cristo. Jesus não dirá então aos falsos profetas e falsos professores de religião que ele os conheceu e depois os rejeitou; que eles já foram cristãos e depois caíram; que eles foram perdoados e depois apostataram, mas que ele nunca os conheceu – eles nunca foram cristãos verdadeiros. Quaisquer que tenham sido suas pretensas alegrias, seus arrebatamentos, suas esperanças, sua autoconfiança, suas visões, seu zelo, nunca foram considerados pelo Salvador como seus verdadeiros amigos. Não conheço uma prova mais decidida de que os cristãos não caiam da graça que este texto. Isso resolve a questão; e prova que, o que quer que essas pessoas tivessem, nunca tiveram nenhuma religião verdadeira. Veja 1 João 2:19.

Comentário sobre Mateus 7:23 de B. W. Johnson

Neste versículo de Mateus 7:23, B. W. Johnson, faz um comentário bastante importante e que nos chama muito atenção. No verso, ele fala acerca dos falsos cristãos, tido como “malfeitores”, que não faziam a vontade de Deus, ao contrário, suas religiões se gastavam em profissões e orações. De fato, do mundo, tem muitos falsos profetas que usam o nome de Deus e a igreja para lucrar em cima. Veja o comentário a seguir:

Nunca te conheci: Este “eu nunca vos conheci” deve ser aceito em seu significado mais profundo de “reconhecê-los como discípulos”. saber o que é recíproco, só sendo conhecido quem também sabe. Agostinho diz que para Cristo dizer: “Eu nunca te conheço”, é apenas outra maneira de dizer: “Você nunca me conheceu”. Não ser conhecido do Senhor é nunca tê-lo conhecido.

Apartai-vos, vós que praticais a iniquidade: Apesar de todas as suas profissões, eles foram malfeitores e, portanto, não eram daqueles que “fizeram a vontade do Pai”. Sua religião se gastava em profissões e orações. Portanto, “naquele dia” eles são ordenados a se afastarem da presença do Senhor. O que é partir podemos aprender em Mateus 25:41 . É evidente a partir desta passagem que muitos estão auto enganados. Isso não é necessário, se. é feito um exame minucioso.

Conclusão

Então, como foi visto nestes Estudo e explicação de Mateus 7:23, a rejeição de Jesus não está direcionada aos incrédulos, pagãos, etc. Entenda, os perdidos neste texto de Mateus 7:23 representam alguns membros da igreja que, em nome do Senhor Jesus operam sinais, mas, que não herdarão a vida eterna, por não serem obediente à voz do Senhor e não fazer a Sua vontade corretamente.

Sendo assim, estejam atentos aos conselhos bíblicos e esforcem para viver uma vida que agrada a Deus, olhando sempre para o alvo, Jesus Cristo e se apegando com as coisas de cima. Por tanto, aprofunde o seu conhecimento na palavra de Deus e esforce para ganhar o prêmio da salvação, através deste Estudo e explicação de Mateus 6:33 (Busquem em primeiro lugar o Reino de Deus).