agradecendo a Deus com bíblia na mão
Significado de 1 Tessalonicenses 5:18. Foto: Canva PRO

1 Tessalonicenses 5:18 – “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” (ARC).

Os crentes devem ser gratos ao Senhor em todos os momentos, mesmo que as circunstâncias sejam grandes, é necessário confiar no Senhor porque Ele sabe de tudo!

Neste estudo de 1 Tessalonicenses 5:18, aprendemos que se o homem não for grato a Deus em tudo, ele não estará cumprindo a vontade do Senhor, pois o texto diz: “porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus”. Ou seja, a vontade de Deus é que haja gratidão no coração do homem em todo o tempo.

A recomendação – “em tudo dai graças”, foi dita pelo apóstolo Paulo, e quando lemos esse versículo, compreendemos que independentemente de qualquer circunstâncias, todos os crentes que foram redimidos por Jesus e têm comunhão com Deus, verdadeiramente tem grandes motivos para viver uma vida de gratidão ao Senhor.

Estudo e comentário de 1 Tessalonicenses 5:18

Acredite, este estudo de 1 Tessalonicenses 5:18 é um ensino muito importante para nós nos dias de hoje, pois sabemos que muitas pessoas por aí estão mais preocupadas em querer pedir “as bençãos ao Senhor” do que agradecer a Ele por tudo quanto já tem feito e que irá fazer.

Sem dúvida, uma das coisas que vemos tão pouco hoje em dia, são os cultos de ação de graças nas casas dos irmãos. Muitos estão esquecendo de agradecer ao Senhor ou, não estão se preocupando mais em fazer isso. Mas, à luz da Bíblia, render graças ao Senhor, trata-se de um mandamento, e temos essa afirmação não só em 1 Tessalonicenses 5:18, mas também nos Salmos 107:1, Colossenses 4:2, Filipenses 4:6, 1 Crônicas 16:34, Salmos 7:17 e 1 Crônicas 16:8.

  • Efésios 5:20 Dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo – NVI.
  • Salmos 100:4Entrem por suas portas com ações de graças e em seus átrios com louvor; deem-lhe graças e bendigam o seu nome – NVI.

1 Tessalonicenses 5:18 – Explicação para a edificação das almas em Cristo Jesus

Adam Clarke – comentário

Versículo 18. Em tudo agradeça: Por esta razão, todas as coisas funcionam juntas para o bem daqueles que amam a Deus; portanto, cada ocorrência pode ser objeto de gratidão e gratidão. Enquanto você vive para Deus, a prosperidade e a adversidade serão igualmente úteis para você.

Pois esta é a vontade de Deus: Que vocês sejam sempre felizes; que estais sempre no espírito de oração; e que deveis tirar proveito de cada ocorrência na vida e ser continuamente gratos e obedientes; por gratidão e obediência estão inseparavelmente ligados.

João Calvino – comentário bíblico

18 Pois esta é a vontade de Deus - isto é, de acordo com a opinião de Crisóstomo - que nós agradecemos . Quanto a mim, sou de opinião que um significado mais amplo está incluído nesses termos - que Deus tem uma disposição tão grande para conosco em Cristo, que mesmo em nossas aflições, temos grande ocasião de ação de graças. 

Pois o que é mais adequado ou mais adequado para nos pacificar, do que quando aprendemos que Deus nos abraça em Cristo com tanta ternura, que ele se volta para nossa vantagem e bem-estar, tudo o que nos acontece? Portanto, tenhamos em mente que este é um remédio especial para corrigir nossa impaciência - desviar nossos olhos de contemplar os males atuais que nos atormentam e direcionar nossos pontos de vista para uma consideração de natureza diferente - como Deus permanece afetado para nós em Cristo.

Estudo de Genebra – comentário bíblico

Em tudo dai graças: porque esta é a (f) vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.

(f) Uma coisa aceitável para Deus, e tal como ele aprova bem.

John Trapp – comentário bíblico

Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.

Ver. 18. Em tudo dai graças: Se Deus dá prosperidade, louvai-o, e ela será aumentada, diz Agostinho. Se for adversidade, elogie-o, e ela será removida, ou pelo menos santificada. Jó abençoou a Deus também por receber como dar, Jó 1:20,22 . Ele sabia que Deus o afligia, non ad exitium, sed ad exercitium, para refiná-lo, não para arruiná-lo.

Mas isso é Christianorum propria virtus, diz Jerônimo, uma prática própria dos cristãos, para sermos sinceramente gratos pelas cruzes. Basil gasta todo o seu sermão sobre este texto neste tema. Todo pássaro pode cantar em um dia de verão, e é fácil nadar em um banho quente; mas em profunda aflição por cobrir o altar de Deus, não com as nossas lágrimas, como Malaquias 2:13, mas com as panturrilhas dos nossos lábios, Oséias 14:2, isso ninguém pode fazer senão os verdadeiramente religiosos.

Comentário bíblico de Wesley

Por isso - Para que você assim se regozije, ore, dê graças. É a vontade de Deus - Sempre bom, sempre apontando para a nossa salvação.