pessoa orando de manhã
Estudo e explicação do Salmos 30:5. Foto: Canva PRO.

Pois a sua ira só dura um instante, mas o seu favor dura a vida toda; o choro pode persistir uma noite, mas de manhã irrompe a alegria (Salmos 30:5). Estamos diante de um versículo bíblico bastante confortante, motivacional e cheio de calmaria, garantindo aos filhos de Deus que embora seja grande as aflições, toda situação negativa tem o seu fim e que as tempestades em nossas vidas duram apenas por curto tempo.

Também é importante destacar neste estudo do Salmos 30:5, que o caminho da vida, as vezes não costuma ser fácil. Isso significa que em nossa jornada, sempre haverá situações difíceis, provações, tentações e muitos outros problemas. Na verdade, é algo que o crente precisa estar ciente, seja na caminhada com Cristo ou na vida profissional, sempre iremos passar pelas adversidades. Mas, uma coisa é certa: assim como vem as lutas, as vitórias do Senhor também vem para as nossas vidas! Se vem o choro, também vem a alegria! Por isso que é importante o crente confiar no Senhor em todo o tempo.

Estudo do Salmos 30:5; explicação do que realmente significa que trará alívio para a sua alma

Uma coisa que não podemos esquecer, é que Deus é um Pai amoroso que disciplina os filhos que Ele ama, com o propósito de restaurar a alma e reedificar o relacionamento com Ele. Assim, se você deseja crescer espiritualmente e abraçar as bençãos de Deus, é necessário aceitar as disciplinas dEle (Hebreus 12:6). Afinal, o Senhor disciplina quem quem é filho.

Na vida, há certas situações difíceis que nós enfrentamos que são frutos de nossas próprias ações desviantes; isto é, atitude descuidada ou indiferença tola para com Deus ou os outros.

Para que possamos aprender ainda mais com relação ao estudo e explicação do Salmos 30:5, destacamos abaixo alguns comentários bíblicos de teólogos cristãos, como Adam Clarke, Thomas Coke, Alberto Barnes e outros. Acompanhe!

Comentário sobre o Salmos 30:5 de Alberto Barnes

Pois sua raiva dura apenas um momento – Margem: Há apenas “um momento em sua raiva”. Então o hebraico. Ou seja, sua raiva dura apenas um curto período de tempo ou um breve período. A referência aqui é aos problemas e tristezas pelas quais o salmista passou, em comparação com sua felicidade subsequente. Embora na época parecessem longos, em comparação com as muitas misericórdias da vida, com a alegria que os sucedeu e com as esperanças agora acalentadas, pareciam durar apenas um momento. Deus, de acordo com a visão do salmista, não é um ser que aprecia a raiva; ninguém que coloca isso em sua mente; não alguém que não esteja disposto a mostrar misericórdia e bondade: ele é um Ser disposto a ser misericordioso, e, embora possa estar descontente com a conduta dos homens, ainda assim seu descontentamento não é valorizado e nutrido, mas desaparece com a ocasião, e não é mais lembrado.

A seu favor está a vida – É sua natureza dar vida. Ele poupa a vida; Ele dará a vida eterna. Em outras palavras, não é da natureza Dele infligir morte; a morte deve ser atribuída a outra coisa. A morte não é agradável ou gratificante para Ele; é agradável e gratificante para Ele conferir a vida. Seu favor assegura a vida; a morte é uma evidência do seu descontentamento – isto é, a morte é causada pelo pecado que leva ao seu descontentamento. Se um homem tem o favor de Deus, ele tem certeza da vida; se não a vida neste mundo, ainda a vida no mundo vindouro.

O choro pode durar uma noite – Margem: “à noite.” Então o hebraico. A palavra aqui traduzida como “perseverar” significa propriamente “alojar-se, peregrinar”, como se faz por um pouco de tempo. A idéia é que chorar é como um estranho – uma pessoa que viaja – que se hospeda apenas uma noite. Em outras palavras, a tristeza passará em breve para ser alcançada pela alegria.

Mas a alegria vem de manhã – Margem: “cantando”. A margem expressa a força da palavra original. Haverá cantos, gritos, exultação. Ou seja, se tivermos a amizade de Deus, a tristeza será sempre temporária e sempre seguida de alegria. A manhã chegará; uma manhã sem nuvens; uma manhã em que as fontes de tristeza desaparecerão. Isso geralmente ocorre na vida atual; sempre ocorrerá aos justos na vida futura. As tristezas desta vida são apenas por um momento, e serão sucedidas pela luz e pela alegria do céu. Então, se não antes, todas as tristezas da vida atual, por mais longas que pareçam, parecerão ter sido apenas por um momento; o choro, embora possa ter tornado a vida aqui apenas uma noite ininterrupta, será seguido por um dia eterno sem um suspiro ou uma lágrima.

Comentário sobre o Salmos 30:5 de Thomas Coke

Salmos 30: 5 . Pois a sua ira dura apenas um momento – Há apenas um momento na sua ira; vida e felicidade a seu favor: o choro pode se alojar conosco à tarde, mas o canto habitará conosco pela manhã. O cumprimento das promessas de Deus deve ser deixado à disposição de sua providência onisciente; e pode haver um tempo considerável, e muitas aflições, entre a entrega da promessa e o cumprimento dela. Os homens bons, no entanto, não se decepcionarão finalmente; e, embora alguns eventos possam parecer argumentos de seu descontentamento em relação a eles, ainda assim, como o salmista encontrou por sua própria experiência, a duração de sua raiva é curta; comparativamente, mas por um momento; mas os efeitos de seu favor são substanciais e duráveis. Seu favor é ???? chaiim, vive; isto é , vida longa e felicidade duradoura da vida são os efeitos certos disso. O choro pode vir nos hospedar à noite. Sua estadia será curta, como um hóspede que se hospeda conosco apenas por uma noite; mas de manhã cantando de alegria voltará e permanecerá conosco. Estas são ilustrações poéticas da falta de raiva de Deus e dos efeitos permanentes de seu favor, que o salmista ilustra ainda mais com seu próprio exemplo.

Comentário sobre o Salmos 30:5 feito por Coke acerca da Bíblia

Pois sua raiva dura apenas um momento – Há apenas um momento em sua raiva; vida e felicidade a seu favor: o choro pode vir a alojar-se conosco à noite, mas o canto habitará conosco pela manhã. O cumprimento das promessas de Deus deve, quanto à ocasião, ser deixado à disposição de sua sábia providência; e pode haver um tempo considerável e muitas aflições entre o cumprimento da promessa e o cumprimento da promessa. Os bons homens, no entanto, não ficarão finalmente desapontados; e, embora alguns eventos possam parecer argumentos de seu desagrado para com eles, ainda assim, como o salmista descobriu por sua própria experiência, a duração de sua raiva é curta; comparativamente, mas por um momento; mas os efeitos de seu favor são substanciais e duráveis.

Seu favor é חיים chaiim, vive; isto é, vida longa e felicidade duradoura na vida, são os efeitos seguros disso. O choro pode vir se alojar conosco à noite. Sua estada será curta, como um hóspede que se hospeda conosco apenas por uma noite; mas no canto manhã de alegria deve retornar, e fique conosco. Estas são ilustrações poéticas da brevidade da ira de Deus e dos efeitos permanentes de seu favor, que o salmista ilustra com seu próprio exemplo.

Comentário sobre Salmos 30:5 de Adam Clarke

Pois sua raiva dura apenas um momento – Há uma brusquidão elegante nessas palavras no texto hebraico. Esta é a tradução literal: “Por um momento em sua ira. Vive a seu favor. À noite, pode chorar: mas de manhã exultação”. Deus é tão bom que ele não pode se deliciar com a depressão ou a ruína de suas criaturas. Quando ele sofre, é para nossa vantagem que possamos ser participantes de sua santidade e não sermos condenados com o mundo. Se ele está com raiva de nós, é só por um momento; mas quando recorremos a ele e buscamos seu rosto, seu favor é logo obtido, e há vidas nesse favor – a vida que agora é e a vida que está por vir. Quando o choro chega, é apenas para passar a noite; mas o canto certamente virá pela manhã. Essa descrição da lentidão de Deus à ira e da prontidão para salvar é dada por um homem que conhece longa e profundamente Deus como seu juiz e como seu pai.

Comentário de E.W. Bullinger

Suporta; Render “Por um momento [é] a sua ira; por toda a vida [é] o seu favor” .

perseverar = apresentar.

Conclusão!

A Bíblia diz que até os apóstolos de Jesus experimentaram uma forte tempestade quando estavam navegando no barco sobre o mar e, que aquele grande vendaval estava prestes a vencê-los mas, no final, toda aquela tempestade se acalmou, de acordo com Mateus 8:23-27. Quando Jesus veio à terra, deixou claro que neste mundo iríamos passar por aflições, mas Ele nos mandou ter bom ânimo, porque Ele venceu o mundo. Este estudo do Salmos 30:5 traz para nós uma excelente lição que, a vida, nem sempre é um mar de rosas. Mas, uma coisa precisamos aprender com os doze discípulos, que quando for forte a tempestade em nossas vidas, devemos chamar a Cristo, que Ele virá nos socorrer e acalmar a tempestade.