menino lendo a bíblia na cama
Estudo de Mateus 6:33 explicado. Foto: Canva PRO.

Você sabe qual é a coisa de mais valor que devemos buscar? a Bíblia tem a resposta, em Mateus 6:33, que diz: “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês”.

Mensagem dita pelo próprio Jesus aos crentes, neste estudo de Mateus 6:33, aprendemos que não devemos buscar o desfrute da carne, mas sim a verdade, o reino e a justiça de Deus. Ou seja, nós, cristãos, precisamos verdadeiramente buscar receber a salvação de Cristo Jesus para sobreviver, e claro, entrar no Reino dos céus, pois é para lá que nós vamos se permanecermos obediente ao Senhor.

Na frase  “Busquem em primeiro lugar o Reino de Deus”,  podemos perceber o grande amor de Deus pelo seus filhos, e quão é os cuidados Dele por nós. Ou seja, o Senhor sabe que o inimigo não é brincadeira; assim, se nós permanecermos a viver sob o domínio do maligno neste mundo, buscando riquezas, o prazer da carne e desfrutando o prazer do pecado, sem dúvida seremos destruídos pelo Diabo e infelizmente perderemos a salvação.

Mateus 6:33 explicação do que verdadeiramente significa sobre buscar em primeiro lugar o Reino de Deus

Por isso que Deus nos ordenou buscar o reino dos céus, pois, se buscarmos as coisas deste mundo, poderemos perder o mais importante, conforme fala Jesus, em Marcos 8:36, que diz: “Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma”?

Contudo, na prática, o significado Mateus 6:33 com relação à “buscar primeiro o Reino” significa que o crente precisa olhar primeiramente para o Senhor e para o Seu Reino a procura das coisas que Ele necessita, à exemplo de:

  • As suas relações familiares
  • A sua provisão diária
  • O seu propósito na vida,
  • Suas ideias de negócios
  • A sua inspiração criativa, tudo…

Acredite, quando você coloca Deus no centro de sua vida “todas essas e muitas outras coisas serão acrescentadas a você”. A seguir, você irá conferir também alguns comentários sobre Mateus 6:33 feito por grandes teólogos conhecedores da palavra de Deus!

Comentário bíblico sobre Mateus 6:33 de João Calvino

Mateus 6:33. Mas procure primeiro o reino de Deus Esse é outro argumento para conter a ansiedade excessiva em relação à comida. Argumenta uma negligência grosseira e indolente da alma e da vida celestial. Cristo nos lembra que existe a maior inconsistência nos homens, que nasceram para uma vida melhor, sendo totalmente empregados em objetos terrenos. Aquele que atribui o primeiro escalão ao reino de Deus, não levará além da moderação sua ansiedade em relação à comida. Nada é melhor adaptado para impedir que a devassidão da carne se manifeste no curso da vida atual do que a meditação na vida dos céus. A palavra justiça pode ser entendida como aplicada a Deus, ou a o reino: (463) pois sabemos que o reino de Deus consiste em justiça, (Romanos 14:17), isto é, na novidade da vida espiritual. Todas as outras coisas serão adicionadas Isso significa que aquelas coisas que se relacionam com a vida atual são apenas apêndices favoráveis ​​e devem ser consideradas muito inferiores a o reino de Deus

Comentário bíblico sobre Mateus 6:33 de John Wesley

Mas buscai primeiro o reino de Deus e sua justiça; e todas estas coisas serão adicionadas a você.

Busque o reino de Deus e sua justiça – Simplesmente almeje isso, para que Deus, reinando em seu coração, possa preenchê-lo com a justiça acima descrita. E, de fato, quem quer que busque isso primeiro, em breve procurará apenas isso.

Comentário bíblico sobre Mateus 6:33 de Gerge Haydock

Seu Pai sabe; ele não diz que Deus sabe, mas seu Pai, para nos ensinar a recorrer a ele com maior confiança. (São João Crisóstomo) — Aquele que se entrega inteiramente nas mãos de Deus, pode descansar seguro tanto na prosperidade como na adversidade, sabendo que é governado por um Pai terno. (São Tomás de Aquino)

[BIBLIOGRAFIA]

E sua justiça, grego: dikaiosunen autou, não grego: autes, Deus, não Regni.

Comentário bíblico sobre Mateus 6:33 de Albert Barnes

Pois depois de todas essas coisas os gentios procuram – Ou seja, aqueles destituídos das verdadeiras doutrinas da religião e não familiarizados com a devida dependência da Divina Providência, principal ansiedade, portanto, de procurar comida e roupas. Mas você, que conhece o seu Pai no céu; Quem sabe que Ele suprirá suas necessidades, não deve ficar ansioso. Busque primeiro Seu reino; procure primeiro ser justo e interessar-se por Seu favor, e todas as coisas necessárias serão adicionadas a você. Ele tem controle sobre todas as coisas e pode lhe dar o que você precisa. Ele lhe dará o que considerar melhor para você.

Comentário bíblicos sobre Mateus 6:33 de Joseph Benson

Mateus 6:33. Mas – Vocês, meus discípulos, têm negócios mais importantes com os quais se preocupar e têm maiores esperanças de encorajá-lo. Portanto, busque primeiro – isto é, em primeiro lugar, e com a maior seriedade e preocupação, como sendo as principais coisas, o reino de Deus – como descrito Romanos 14:17 , a saber, que Deus, reinando em seu coração, pode encha-o com a santidade acima descrita, e a felicidade daí resultante; e, para isso, a justiça dele – Não a sua própria justiça, que é da lei, mas a que é pela fé em Cristo, a justiça de Deus pela fé. Compare Romanos 10: 3 ; Filipenses 3: 9 . Pois parece mais natural interpretar a expressão dessa maneira de nos tornarmos justos, que o evangelho propõe, e somente pelos quais podemos ser colocados em posse do reino de Deus na terra ou no céu. E todas essas coisas serão adicionadas a você – pois se você buscar, como agora dirigido, o reino de Deus, primeiro e principalmente, todas as coisas referentes a esta vida, no curso da providência divina, serão concedidas a você o mais longe possível. pois eles podem contribuir para o seu verdadeiro bem-estar, e mais você não desejaria.

Conclusão!

Quando Jesus destacou a frase “buscai em primeiro o Reino de Deus”, na verdade estava instruindo a nós buscar o seu Reino e, ao mesmo tempo, alertando aos crentes acerca das preocupações com relação a comida, bebida, roupas…“Portanto eu digo: Não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer ou beber; nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante que a comida, e o corpo mais importante que a roupa?…Mateus 6:25-34.

É simples entender neste estudo de Mateus 6:33, que Cristo está mostrando claramente a diferença entre viver na antiga aliança e viver na nova aliança. De fato, o que podemos afirmar à luz da Bíblia é que o nosso Salvador está realizando Sua obra na cruz.

Está gostando deste ensinamento? leia mais sobre a palavra de Deus e aprofunde o seu relacionamento o estudo sobre Não andem ansiosos; significado de Filipenses 4:6 explicado e comentado