leão e ovelha no céu entre as nuvens
Estudo e explicação de Romanos 8:31. Foto: Canva PRO.

Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Neste estudo de Romanos 8:31, aprendemos que quando buscamos a presença de Deus, somos verdadeiramente fortalecidos. Afinal, estar com Cristo Jesus significa estar do lado dos mais fortes, não é mesmo?

No livro de Salmo 20:7, destaca o seguinte: “Alguns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós confiamos no nome do Senhor, o nosso Deus” (NVI). Acredite, todas quelas pessoas que se diziam fortes pelas suas riquezas, fama, inteligência ou, pela força física e pelo exército, um dia, encontraram com um adversário formidável que derrotou a todos. Mas, quando o homem decide confiar em Deus, sem dúvida, as coisas mudam.

Romanos 8:31 explicação do que realmente significa sobre quem será contra nós

Lembrando que esse adversário invencível dos homens também encontrou com o Salvador: Jesus Cristo. A Bíblia diz que a morte não pôde vencer o Senhor, ou seja, ao terceiro dia Ele ressuscitou. Assim, neste estudo e explicação de Romanos 8:31, podemos afirmar à luz da Bíblia que todo aquele que confia a sua vida à Jesus também se torna vitorioso tanto sobre o diabo quanto a morte.

A seguir, você irá conferir alguns comentários bíblicos sobre Romanos 8:31, feito por grandes teólogos e homens conhecedores da palavra de Deus, para você refletir e acreditar que é forte em Jesus!

Comentário sobre Romanos 8:31 de Albert Barnes

Albert Barnes, em seu comentário, tem o seguinte pensamento útil: “Deus é mais poderoso que todos os nossos inimigos; e ele pode defender e nos salvar”.

O que diremos então – O que se segue bastante dos fatos declarados? ou que conclusão tiraremos em relação ao poder da religião cristã para nos apoiar em nossas provações a partir das considerações que foram declaradas? Qual é a influência que ele passa a declarar.

Se Deus é por nós – Esteja lá fora, ou é nosso amigo, como ele demonstrou adotando-nos Romanos 8:15, concedendo-nos seu Espírito Romanos 8:16, Romanos 8:26, e por seu gracioso propósito de nos salvar, Romanos 8:29-3).

Quem pode ser contra nós? – Quem pode nos ferir ou destruir? Os pecadores podem estar contra nós, e também o grande inimigo de nossas almas, mas seu poder de nos destruir é retirado. Deus é mais poderoso que todos os nossos inimigos; e ele pode defender e nos salvar; veja Salmos 118:6. O Senhor está do meu lado; Não temerei o que o homem pode fazer comigo. A proposição apresentada neste versículo, Paulo passa a ilustrar por várias especificações, que continuam até o final do capítulo.

Comentário bíblico sobre Romanos 8:31 de George Haydock

Para o estudioso George Haydock, em seu comentário, ele acredita que “não precisamos temer, desde que sejamos fiéis no serviço de Deus”. Confira!

O que diremos então a essas coisas? Ou seja, embora vivamos em meio a tentações e aflições nesta vida, não precisamos temer, desde que sejamos fiéis no serviço de Deus, sob sua proteção. — Se Deus é por nós, quem está contra nós, ou quem nos impedirá de ser salvos. (Witham)

Comentário da Bíblia sobre Romanos 8:31 do teólogo Adam Clarke

Considerado um dos maiores teólogos e comentaristas bíblicos, Adam Clarke, em sua explicação, destaca que estão seguros quem ama a Deus; e não sofrerá nenhum dano essencial pelas perseguições de homens ímpios.

Versículo 31. O que devemos então dizer sobre essas coisas? Que conclusão devemos tirar das premissas acima? De tudo o que já foi estabelecido nos capítulos anteriores, mas especialmente nos versos anteriores, de Romanos 8:28 inclusive. Como se ele tivesse dito: Que consolo podemos derivar dessas doutrinas? Deus nos chamou a todos para santidade e para amá-lo, que é o princípio de santidade. Somos perseguidos e desprezados, é verdade, e talvez até mais; mas, como Deus nos chamou para amá-lo, e todas as coisas contribuem para o bem daqueles que o amam; e, como sua aliança com Abraão, enquanto ele estava em seu estado Gentio , mostra seu gracioso propósito para conosco Gentios, a quem ele conheceu de antemão, que foram objeto de sua graciosa presciência, bem como os judeus, e que agora têm a prova mais completa de que éramos assim, ao nos enviar o Evangelho, e nos mostrando, nele, que se os israelitas fossem um santo sacerdócio, um nação real, não somos menos favorecidos, pois ele predestinou, do começando determinou, que devemos nos conformar com a imagem de seu Filho , que será o primogênito entre muitos irmãos, o chefe e chefe de todos judeus convertidos e Gentios e, para nossa salvação final, tem chamou, nos convidou a acreditar no Senhor Jesus Cristo, justificou aqueles que acreditam, e tem glorificado, altamente honrado e adornado eles com inumeráveis ​​ presentes e graças e, se continuarem a possuem aquela fé que opera por amor, os levará, tanto corpo e alma , para sua glória eterna, seus corpos sendo feitos como h é glorioso corpo: – vendo, portanto, todas essas coisas são assim, que conforto em nossas tribulações devemos derivar delas? – Por que isso: Se Deus for por nós, quem pode ser contra nós? Aquele que é infinitamente sábio comprometeu-se a nos dirigir: Aquele que é infinitamente poderoso comprometeu-se a proteger nós: Aquele que é infinitamente bom comprometeu-se a nos salvar. Que astúcia, força ou malícia pode prevalecer contra seu sabedoria, poder e bondade? Nenhum. Portanto, estamos seguros quem ama a Deus; e não apenas sofrerá nenhum dano essencial pelas perseguições de homens ímpios, mas mesmo essas coisas contribuem para o nosso bem.

Conclusão!

Só quem verdadeiramente está em Cristo Jesus é que pode vencer todas as perseguições. Jamais desista da presença de Deus, pois o crente que abandona a casa do Pai (igreja), afastando completamente da sua presença, fica sem proteção, à exemplo do filho Pródigo, que saiu de casa – Lucas 15:11-32. Por tanto, dedique a sua vida a Cristo e, se Ele é pela sua igreja, quem será contra o povo de Deus? Leia mais sobre a palavra de Deus e seja fortalecido meditando também neste estudo – Seja forte e corajoso; significado de Josué 1:9 explicado e comentado