Apesar das adversidades, Cristo garante aos cristãos que eles também podem agradar a Deus. E, quando ele diz “vocês tenham paz”, não quer dizer que vamos viver a vida sem passar por aflições; na verdade, essa “paz”, trata-se de um paz interior, que só é possível por meio de Jesus, que prometeu aos crentes, que enviaria o consolador “o Espírito Santo”, para que os cristãos pudessem vencer qualquer dificuldade. Cristo venceu o mundo porque foi fiel até a morte. Apesar do maligno ter lutado para impedir Jesus de realizar a vontade de Deus, mas Ele não permitiu que o mundo influenciasse a se afastar de Deus. Este estudo e explicação de João 16:33 revela que os crentes podem vencer o mundo assim como Cristo venceu, e só é possível alcançar essa vitória sendo leais ao Senhor.
Explicação de João 16:33 para você encontrar a paz em Jesus e ter ânimo para vencer
“Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo” (João 16:33).
Cristo venceu o mundo diante de nós
Devemos ser encorajados, sabia? o comentarista bíblico “Matthew Henry” nos ensina através de sua explicação sobre João 16:33, que o Senhor Jesus venceu o mundo diante de nós. Ainda, afirma que paz em Cristo é a única paz verdadeira e, que somente nele os crentes podem encontrar.
28-33 Aqui está uma declaração clara da vinda de Cristo do Pai e seu retorno a ele. O Redentor, em sua entrada, era Deus manifesto na carne, e em sua partida foi recebido na glória. Dito isto, os discípulos melhoraram em conhecimento. Também na fé; “Agora temos certeza.” Ai! eles não conheciam sua própria fraqueza. A natureza Divina não abandonou a natureza humana, mas a apoiou, e colocou conforto e valor nos sofrimentos de Cristo. E embora tenhamos a presença favorável de Deus, somos felizes e devem ser fáceis, embora todo o mundo nos abandone. A paz em Cristo é a única paz verdadeira, somente nele os crentes a têm. Por meio dele, temos paz com Deus, e assim nele temos paz em nossas próprias mentes. Devemos ser encorajados, porque Cristo venceu o mundo diante de nós. Mas enquanto pensamos que estamos de pé, tomemos cuidado para que não caimos. Não sabemos como devemos agir se formos tentados; vigiamos e oramos sem cessar, para que não sejamos deixados a nós mesmos. — Comentário Bíblico de Matthew Henry |
Jesus venceu o príncipe deste mundo com sua morte
Satanás é um inimigo humilhado, e tudo o que os crentes precisam fazer é confiar no capitão de sua salvação, diz o comentarista bíblico Albert Barnes, sobre este estudo de João 16:33. Ainda, para o teólogo, os crentes devem vestir toda a armadura de Deus, assegurados de que a vitória é deles e que a igreja ainda brilhará como a lua. Confira!
Em mim – Na minha presença e no auxílio que eu lhe darei pelo Espírito Santo. No mundo – Entre os homens para quem você está indo. Você deve esperar ser perseguido, afligido, atormentado. Eu venci o mundo – Ele venceu o príncipe deste mundo com sua morte, João 12:31. Ele venceu o grande inimigo do homem e triunfou sobre tudo o que iria destruir nossa ruína. Ele derrubou ajuda e força do alto por sua morte; e adquirindo para nós a amizade de Deus e a influência do Espírito; por suas próprias instruções e exemplo; revelando-nos as glórias do céu e abrindo os olhos para ver a excelência das coisas celestes, ele nos forneceu os meios de superar todos os nossos inimigos e de triunfar em todas as nossas tentações. Veja as notas em João 14:19; também Romanos 8:34; 1Jo 4: 4 ; 1 João 5:4; Apocalipse 12:11. Lutero disse sobre esse versículo “que era digno de ser transportado de Roma para Jerusalém de joelhos”. O mundo é um inimigo vencido; Satanás é um inimigo humilhado; e tudo o que os crentes precisam fazer é confiar no capitão de sua salvação, vestindo toda a armadura de Deus, assegurados de que a vitória é deles e que a igreja ainda brilhará como a lua, clara como a lua. sol, e terrível como um exército com estandartes, Cântico dos Cânticos 6:1. — Comentário Bíblico de Albert Barnes |
A verdadeira paz só é encontrada em Jesus
Para o comentarista bíblico, João Calvino, ele ressalta que os crentes devem estar convencidos de que sua vida está exposta a muitas aflições. Ainda, em sua colocação também destaca que o mundo é como um mar agitado, e que não vamos encontrar a paz em outro lugar a não ser em Cristo Jesus. Veja:
Essas coisas que eu falei com você. Ele repete novamente como são necessários esses consolos que ele lhes dirigira; e ele prova por esse argumento que numerosas angústias e tribulações os aguardam na mundo. Devemos prestar atenção, primeiro, a essa advertência, de que todos os crentes devem estar convencidos de que sua vida está exposta a muitas aflições, de que podem estar dispostos a exercer paciência. Como, portanto, o mundo é como um mar agitado, a verdadeira paz não será encontrada em nenhum lugar mas em Cristo. Em seguida, devemos prestar atenção à maneira de desfrutar aquela paz, que ele descreve nesta passagem. Ele diz que eles terão paz , se progredirem nesta doutrina. Desejamos, então, ter nossa mente calma e tranquila em meio a aflições? Sejamos atentos a esse discurso de Cristo, que por si só nos dará paz. Mas seja de boa coragem. Como nossa lentidão deve ser corrigida por várias aflições, e como devemos ser despertados para buscar um remédio para nossa angústia, o Senhor não pretende que nossas mentes sejam abatidas, mas antes que lutaremos intensamente, o que é impossível, se não tivermos certeza do sucesso; pois se devemos lutar, embora não tenhamos certeza do resultado, todo o nosso zelo desaparecerá rapidamente. Quando, portanto, Cristo nos chama para a disputa, ele nos arma com confiança garantida da vitória, embora ainda devamos trabalhar duro. Eu venci o mundo. Como sempre há muitas razões para tremer, ele mostra que devemos estar confiantes por esse motivo, que ele obteve uma vitória sobre o mundo , não para si próprio, mas por nossa causa. Assim, embora em nós mesmos quase nos oprimamos, se contemplarmos a glória magnífica à qual nossa cabeça foi exaltada, podemos desprezar ousadamente todos os males que pairam sobre nós. Se, portanto, desejamos ser cristãos, não devemos buscar isenção da cruz, mas devemos estar satisfeitos com essa única consideração: que, lutando sob a bandeira de Cristo, estamos além de todo perigo, mesmo no meio do combate. . .Sob o termo Mundo, Cristo aqui inclui tudo o que se opõe à salvação dos crentes, e especialmente todas as corrupções que Satanás abusa com o objetivo de nos envergonhar. — Comentário Bíblico de João Calvino |
A frase dita por Jesus “neste mundo vocês terão aflições, mas coragem”, nos mostra que Jesus foi bastante sincero conosco, afirmando que os crentes, de fato, enfrentariam dificuldades, à exemplo de perseguição, provações ou sofrer certas injustiças…mesmo assim, os seus seguidores tinham razões não só para ter coragem como também ânimo e esperança, segundo João 16:33. Assim, em meio as aflições, devemos lembrar do que Jesus disse a nós, que as lutas realmente seriam grandes, mas, a vitória dEle sobre o mundo nos dá tanta coragem quanto força e esperança para enfrentar qualquer obstáculo que possa aparecer em nosso caminho.
O que podemos aprender neste estudo e explicação de João 16:33 é que só buscando a presença de Deus e se aproximando dEle é que vamos encontrar conforto nos momentos de dificuldades. E, se você deseja ser guiado pelo Senhor em meio às tribulações, precisa ler e meditar nestes 20 versículos sobre buscar a Deus para você se aproximar mais dele
Nossa equipe editorial do Hinos da Harpa é formada por cristãos maduros apaixonados pela Bíblia e os louvores da Harpa Cristã. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante, e um compromisso real com Jesus.