Biografia de Stuart K. Hine: Contribuidor da Harpa Cristã (Grandioso És Tu)

Stuart Wesley Keene Hine foi um missionário metodista britânico que traduziu o poema de Carl Boberg “O Store Gud” no hino cristão “How Great Thou Art”. Ele nasceu em Londres, na Inglaterra, no dia 25 de julho de 1899 e morreu em 14 de março de 1989.

Em sua juventude, Stuart foi membro do Exército de Salvação. Em 1914, foi batizado depois de “ser conduzido a Cristo”, e se tornou um missionário metodista.

Em 1931, ele ouviu a tradução russa da versão alemã do hino “O Store Gud” durante uma missão evangelística nas montanhas dos Cárpatos na Ucrânia, que foi escrita por Carl Boberg ao som de uma melodia folclórica sueca.

Stuart foi inspirado a produzir sua paráfrase em inglês, “How Great Thou Art”, que traduziu e modificou, adicionando um terceiro verso.

Conhecido também pela sigla S.K.H, ele foi um dos contribuidores da Harpa Cristã, hinário oficial das igrejas Assembleias de Deus. Contudo, fazendo a tradução em português do hino “How Great Thou Art”, é (Quão grande és Tu). Na Harpa Cristã, esse louvor é o de número 526.

Ainda, de acordo com algumas fontes, o hino “Quão grande és Tu” ou “Grandioso És Tu”, é o segundo hino cristão mais cantado do mundo.

Stuart deixou a Ucrânia durante o Holodomor de 1932 à 1933, deixou a Europa Oriental no começo da Segunda Guerra Mundial em 1939 e voltou à Grã-Bretanha e se estabeleceu em Somerset, trabalhando com a comunidade de refugiados poloneses deslocados.

imagem de Stuart K. Hine
Stuart K. Hine

Biografia de Thomas Obadiah Chisholm: O autor do hino 535 da Harpa Cristã

Thomas Obadiah Chishom foi um compositor americano, donos de vários hinos cristãos proeminentes. Ele nasceu no dia 29 de julho de 1866 e morreu em 29 de fevereiro de 1960.

O nascimento de Thomas ocorreu em uma cabana de toras. Aos 16 anos de idade, ele se tornou professor. Aos 27 anos, teve uma experiência de conversão cristã durante um avivamento em Franklin liderado pelo Dr. Henry Clay Morrison.

Thomas serviu como ministro metodista por apenas um ano antes de renunciar devido a problemas de saúde. Em 1909, o mesmo começou a atuar como agente de seguros de vida em Winona Lake e Vineland, Nova Jersey .

Durante sua trajetória, ele chegou a escrever mais de 1.200 poemas sagrados que são vistos em diversos periódicos cristãos, e serviu como editor do Pentecostal Herald em Louisville por um período.

Após 57 anos, Thomas criou a canção popular, Great Is Thy Faithfulness, que apresentou a William M. Runyan, que era afiliado ao Moody Bible Institute, e Runyan musicou a canção.

No entanto, para quem não sabe, a canção Great Is Thy Faithfulness, é o hino de número 535 da Harpa Cristã – “Tu És Fiel, Senhor”. Entretanto, Thomas Chishom, ou, conhecido também pela sigla T.O.C, é considerado um dos grandes contribuidores da Harpa Cristã.

Quase o fim de sua vida, ele se retirou para o Lar Metodista para Idosos em Ocean Grove, Nova Jersey e morreu em 1960.

imagem de Thomas Obediah Chrisholm

Biografia de Andrew L. Skoog – Compositor da Harpa Cristã

Andrew L. Skoog foi um pregador na Associação Missionária Sueca nos Estados Unidos, compositor e escritor de salmos. Ele nasceu no ano de 1856 e morreu em 1934.

Se destacou sob a assinatura “ALS” e suas obras podem ser encontradas em Herde-Rösten 1892, Hjärtesånger 1895, Svenska Svenska Missionsförbundets sångbok 1920 (SMF 1920) e Frälsningsarméns sångbok 1990.

Em 1896, Andrew L. Skoog lançou junto com JA Hultman, a coleção de canções Jubelklangen. Ele era o editor da revista de música mensal “Gittit” nos EUA e divulgou Ancora lá no ano de 1901 uma coleção de canções espirituais arranjadas para coro misto.

Imagem de Andrew L. Skoog

hinos de Julia Ward Howe

Conheça a biografia de Julia Ward Howe: Autora do hino “Vencendo Vem Jesus”

A proeminente abolicionista, ativista social e poetisa norte-americana, Julia Ward Howe, foi uma das grandes personalidades no mundo da música.

Ela nasceu em Nova Iorque, no dia 27 de maio de 1819 e faleceu em Portsmouth, no dia 17 de outubro de 1910.

O Hino de Batalha da República foi sua obra que ganhou muita popularidade, pela qual ficou amplamente conhecida a partir da Guerra de Secessão. Esse hino, é o louvor de número 525 da Harpa Cristã, visto como um dos mais cantados nas igrejas evangélicas.

The Battle Hymn of the Republic (O Hino de Batalha da República) é uma canção patriótica americana que Julia Ward Howe compôs, no ano de 1861, se tornando bastante popular durante a Guerra Civil Americana.

Essa obra ficou tão destacada que chegou até ser interpretada por vários cantores e bandas, à exemplo da banda norte-americana, Stryper, que gravou a canção em seus álbuns, Soldiers Under Command, e esta se tornou uma das músicas mais recorrentes nos seus concertos.

A banda brasileira, Oficina G3, também gravou-a em um álbum, Indiferença, além de ter gravado uma versão instrumental com um solo de guitarra inspirado na canção norte-americana.

Artistas como Judy Garland, Eef Barlezay, Coro do Tabernáculo Mórmon e diversos outros também se destacaram com a música. Ela também serviu como base para An American Trilogy, (adaptada por Mickey Newbury e interpretada por Elvis Presley), In the name of God (Dream Theater), These Things Take Time (The Smiths) e várias outras canções.

Considerada uma das maiores contribuidoras da Harpa Cristã,  “Julia Ward Howe” é a autora do hino Vencendo Vem Jesus. Ou seja, trata-se do mesmo hino ” The Battle Hymn of the Republic”, mas, em uma outra versão.

Este hino se destacou tanto no meio evangélico que, foi incluído na Harpa Cristã, o Hinário Oficial das Igrejas Assembleias de deus no Brasil.

Imagem do autor Adriano Nobre

Biografia de Adriano Nobre (A.N): Autor dos hinos Saudosa Lembrança e Plena Paz

Adriano Nobre de Almeida (Adriano Nobre), ou conhecido também pela sigla A.N – foi um cristão presbiteriano e quinto obreiro, ordenado ao ministério pastoral de Belém/PA, quando já se haviam passado cinco anos desde a fundação da Assembleia de Deus.

Ele nasceu em Pacatuba, no Ceará, em 1883 e faleceu aos 55 anos no Rio de Janeiro, no ano de 1938, vítima de tuberculose. Era filho de seringalistas paraenses e também comandante de navio da Companhia “Port of Pará”.

Com experiência na linguagem inglesa, Adriano Nobre serviu como intérprete para Gunnar Vingren e Daniel Berg, quando chegaram a Belém em novembro de 1910, apresentado aos recém-chegados por seu primo Raimundo Nobre, então evangelista da Igreja Batista de Belém.

Adriano ministrou aos pioneiros, as primeiras lições de língua portuguesa, tornando depois um obreiro valoroso a serviço do Movimento Pentecostal.

Com o passar dos tempos, levou Vingren e Berg para passarem alguns meses nas ilhas, num local chamado Boca do Ipixuna, no rio Tajapuru, ficando hospedados no quarto de Adrião Nobre, irmão de Adriano.

Por volta de 1914 à 1915, ele foi enviado pela igreja de Belém ao sertão do Ceará para dar continuidade ao trabalho iniciado por Maria Nazaré na Serra de Uruburetama.

Em 1916, ele foi consagrado pastor por Vingren. Quando Vingren fez a sua primeira viagem à Suécia entre os anos de 1915 e 1917, Adriano Nobre atuou dois anos como pastor da igreja de Belém.

No mesmo ano, também foi enviado a Recife, no Pernambuco, pela igreja de Belém, no intuito de estabelecer os primeiros trabalhos pentecostais ficando por ali até o ano de 1918.

Em 1917, quando Frida Vingren chegou, ele também foi seu professor de português.

O nascimento da Assembleia de Deus em três Estados brasileiros ganhou a contribuição do trabalho evangelístico de Adriano Nobre.

Em Natal, no Rio Grande do Norte, quando os primeiros crentes desejaram ser batizados em águas, o obreiro enviado pela igreja de Belém para fazer o batismo no rio Potengi foi Adriano Nobre. Ele ficou naquela nascente igreja entre os anos de 1918 e 1919.

Foi ele quem editou a primeira edição da Harpa Cristã publicada em 1922, no Recife, que passou a ser o hinário oficial das Assembleias de Deus.

Na edição de dezembro de 1923, do jornal Boa Semente, na página 4, consta um aviso para se solicitar exemplares da Harpa Cristã ao pastor Adriano Nobre que se achava em Nova Cruz, no Rio Grande do Norte.

No ano de 1924, quando os primeiros crentes pentecostais do Rio de Janeiro se juntaram para organizar a Assembleia de Deus na sua capital, chamaram Adriano Nobre para o pastorado da igreja, mas ele não aceitou. Em seu intenso trabalho evangelístico, Nobre sofria duras perseguições e privações.

Na atual Harpa Cristã, seu nome aparece como autor da versão de vários hinos: (02 – Saudosa Lembrança), (03 – Plena Paz), (10 – Eu te Louvo) e (413 – Meu Pastor).