A proeminente abolicionista, ativista social e poetisa norte-americana, Julia Ward Howe, foi uma das grandes personalidades no mundo da música.

Ela nasceu em Nova Iorque, no dia 27 de maio de 1819 e faleceu em Portsmouth, no dia 17 de outubro de 1910.

O Hino de Batalha da República foi sua obra que ganhou muita popularidade, pela qual ficou amplamente conhecida a partir da Guerra de Secessão. Esse hino, é o louvor de número 525 da Harpa Cristã, visto como um dos mais cantados nas igrejas evangélicas.

The Battle Hymn of the Republic (O Hino de Batalha da República) é uma canção patriótica americana que Julia Ward Howe compôs, no ano de 1861, se tornando bastante popular durante a Guerra Civil Americana.

Essa obra ficou tão destacada que chegou até ser interpretada por vários cantores e bandas, à exemplo da banda norte-americana, Stryper, que gravou a canção em seus álbuns, Soldiers Under Command, e esta se tornou uma das músicas mais recorrentes nos seus concertos.

A banda brasileira, Oficina G3, também gravou-a em um álbum, Indiferença, além de ter gravado uma versão instrumental com um solo de guitarra inspirado na canção norte-americana.

Artistas como Judy Garland, Eef Barlezay, Coro do Tabernáculo Mórmon e diversos outros também se destacaram com a música. Ela também serviu como base para An American Trilogy, (adaptada por Mickey Newbury e interpretada por Elvis Presley), In the name of God (Dream Theater), These Things Take Time (The Smiths) e várias outras canções.

Considerada uma das maiores contribuidoras da Harpa Cristã,  “Julia Ward Howe” é a autora do hino Vencendo Vem Jesus. Ou seja, trata-se do mesmo hino ” The Battle Hymn of the Republic”, mas, em uma outra versão.

Este hino se destacou tanto no meio evangélico que, foi incluído na Harpa Cristã, o Hinário Oficial das Igrejas Assembleias de deus no Brasil.