Alfredo Henrique da Silva foi um pastor da Igreja Metodista, professor em sua cidade natal e vereador. Ele nasceu no dia 18 de janeiro de 1872, no Porto, em Portugal e faleceu no dia 22 de fevereiro de 1950, também no Porto, em Portugal.

Ele comandou a Superintendência da Obra Metodista Portuguesa, em sucessão ao Rev. Roberto Moreton, foi fundador da Associação Cristã da Mocidade, do Porto e redator do Amigo da Infância, um jornal evangélico para crianças, muito apreciado em seu tempo.

No ano de 1922, ele teve passagem pelo Brasil onde chefiou a delegação que representou o Governo Português nas comemorações do Centenário da Independência política. Por diversas vezes representou oficialmente seu país no estrangeiro, sendo muito acatado em sua pátria.

Um dia após a morte que aconteceu no dia 22 de Fevereiro de 1950, em sua própria casa e na companhia de seu filho, Dr. Luís da Silva, um jornal divulgou uma nota biográfica: “Tal como vivera, faleceu ontem, numa atitude de edificante serenidade, o Sr. da Silva – cuja existência, identificada na prática das mais belas virtudes, foi admirável exemplo de civismo, na frutuosa actividade dum verdadeiro apostolado de Bondade e Tolerância, de Fraternidade e Amor.”.

O pastor Dr. Alfredo Henrique da Silva é autor de muitos cânticos sacros. No hinário Salmos e Hinos podem ser encontrados 10 produções dele entre esses, está o hino Bem de manhã, embora o céu sereno… ?(HPD nº 107) que ele traduziu em 1913, do hinário francês Psaumes et Cantiques (Salmos e Cânticos).

Sua versão está em quase todos os hinários evangélicos do Brasil, demonstrando seu valor. Não se conhece o autor do original francês, pois a maioria dos hinários das Igrejas Reformadas da época não fizeram os registros dos nomes dos autores.

Alfredo H. Da Silva foi um dos grandes compositores e tradutores da Harpa Cristã, inclusive, foi ele que compôs ou traduziu os hinos de N° 582 “A Barca da Vida“, e o louvor de N° 185 “Invocação e Louvor“.

Alfredo Henrique da Silva
Também conhecido pela sigla: A.H.S
Nascimento: 18 Janeiro 1872.
Falecimento: 22 Fevereiro 1950, 78 anos.
Cônjuge: Julia Amelia da Silva
Filhos: Luis Henrique da Silva e Maria Sofia.
Ocupações: Pastor, professor, compositor e tradutor.
Cidade natal: Porto, Portugal.
Gênero: Hinos evangélicos.