Todos que já foram nas igrejas já devem ter lembrado dos lindos hinos da Harpa Cristã já nas aberturas de cultos. Outra forma fácil de se lembrar dos hinos da Harpa Cristão é que as letras são fáceis de decorar, quanto as belas melodias e os refrões.

Sossegai (578-HC) é um lindo hino que surgiu depois de duas tragédias que ocorreram com a família da jovem Mary Ann Baker, a compositora de Master, Th e Tempest is Raging, conhecido no Brasil como “Mestre, o Mar se Revolta” ou “Sossegai”.

A jovem veio ao mundo no dia 27 de dezembro de 1831, em Loami, Illinois, nos Estados Unidos. Sua família (pais e irmãos) eram cristãos da Igreja Batista. Era família de baixa condição financeira, sendo que por outro lado, era muito feliz e unida.

A primeira tragédia que aconteceu foi a morte dos pais de Mary, que tinham tuberculose. Os três irmãos órfãos foram viver sozinhos, cada um buscando um emprego, mas firmes com Jesus.

E como se não bastasse, veio a segunda tragédia, o irmão também teve tuberculose. Mary e sua irmã tentaram salvá-lo enviando para outro estado, mas não resistiu. Com ajuda, ela e a irmã conseguiram trazer o corpo do irmão para ser sepultado.

Foi logo após essa experiência triste e avassaladora que o professor Horatio Richmond Palmer, da Igreja Batista onde congregavam, pediu a Mary que preparasse alguns hinos para serem cantados nas manhãs de domingo, na Escola Bíblica Dominical.

Conforme Palmer, a proposta era que os hinos escolhidos fizessem referência aos temas das lições da Escola Bíblica daquela semana. Conta Mary, segundo registro de Rufin, que seu coração foi tocado por Deus quando viu que uma das lições tinha por tema “Cristo Acalmando a Tempestade”.

Ao ler o conteúdo da lição, ela percebeu que essa lição expressava tão vividamente a sua experiência, que esse hino [Master, The Tempest is Raging] foi o resultado. Ao mostrar ao professor Palmer a poesia que fizera sobre o tema daquela lição e baseado na sua experiência de quase “naufrágio”, ele não apenas ficou maravilhado com a letra como, imediatamente, compôs a música para o hino. (p.65) (Fonte: Mulher Cristã)