A Harpa Cristã, considerada o Hinário oficial das Assembleias de Deus no Brasil, já está com quase 100 anos de existência. São 98 anos de história de fé. No ano de 1922, foi lançada a primeira edição na AD em Recife, no Pernambuco, com hinos para culto público, Santa Ceia, batismo, casamento, apresentação de crianças funeral, entre outros.

Curiosidades sobre a Harpa Cristã

No começo, a Assembleia de Deus usava o hinário Salmos e Hinos, que também era utilizado por outras igrejas evangélicas históricas. No ano de 1921, os pioneiros resolveram criar um hinário colocando como prioridade, as doutrinas pentecostais da denominação.

Foi desenvolvido a partir daí, o Cantor Pentecostal, sob a orientação editorial de Almeida Sobrinho, contendo 44 hinos e dez corinhos, impressos pela tipografia Guajarina.

No ano de 1922, ocorreu a primeira edição da Harpa Cristã com uma tiragem inicial de mil exemplares. Já a segunda edição aconteceu em 1923, de forma impressa no Rio de Janeiro e tinha 300 hinos. No ano de 1932, a Harpa Cristã já contava com 400 hinos.

A primeira Harpa Cristã com letra e música começou a ser elaborada no ano de 1937 e, com o passar dos anos, foram acrescentados outros hinos até que o hinário oficial chegou a 524. Até o ano de 1981, todos os hinos já haviam sido revisados.

No ano de 1979, o Conselho Administrativo da Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD), cumprindo resolução da Assembleia Geral da CGADB, nomeou uma comissão para proceder a revisão geral da música e letra dos hinos da Harpa Cristã.

A proposta foi apresentada pelo pastor Adilson Soares da Fonseca. As análises contaram com o apoio técnico e especializado de João Pereira, na correção e adaptação da música; e Gustavo Kessler, na revisão das letras.

O surgimento da Harpa Cristã no Brasil foi muito excelente, pois tem sido um instrumento de consolidação nacional da hinologia pentecostal, principalmente por meio do cântico congregacional.

Um dos motivos que contribuiu para isso foi o fato de cada cristão assembleiano ter que possuir o seu próprio exemplar do hinário e levá-lo para a igreja, diferentemente das igrejas das denominações tradicionais no Brasil, América do Norte e Europa, onde são os templos que possuem exemplares dos seus hinários disponíveis para os fiéis usarem em seus cultos.

Depois dos 90 anos de existência, muitos dos belos e edificantes hinos da Harpa Cristã, ultrapassam as fronteiras assembleianas, tocando os corações de milhares de crentes de outras denominações evangélicas do Brasil, chegando ao honrado posto de hinário mais conhecido e amado em todo o país.

Hoje, a história da Harpa Cristã é bastante reconhecida pelos cristãos e carrega consigo, a aproximação com Deus.