Já ouvimos muitas pregações nas igrejas com relação ao texto de Romanos 12:2, que diz: “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.
Neste versículo, o apóstolo Paulo encoraja os crentes a permitir que suas mentes sejam renovadas pela verdade de Cristo Jesus, isto é, com o propósito deles compreenderem e seguir a perfeita vontade do Senhor para suas vidas.
Através deste estudo de Romanos 12:2, aprendemos que não devemos aceitar que os valores e as práticas mundanas moldem os nossos pensamentos e comportamentos. Pelo menos foi isso que o apóstolo Paulo nos exortou por meio desse texto.
Transformem-se pela renovação da sua mente; o que significa?
Então, ao estudarmos e meditarmos na palavra de Deus, somos transformado pelo poder do Espírito Santo. Para quem não sabe, a renovação da mente envolve uma transformação na forma como o crente pensa e vive, e isso pode ser alcançado através da oração e leitura da Bíblia.
Logo quando somos transformados, recebemos a capacidade do Espírito Santo para discernir o que é bom e perfeito segundo a palavra de Deus. E, para que este estudo de Romanos 12:2, fique ainda mais claro para você, destacamos abaixo alguns comentários bíblicos de teólogos cristãos com relação ao versículo “Romanos 12:2”. Confira a seguir!
Comentário bíblico sobre Romanos 12:2 de John Wesley
E não sejais conformes a este mundo; mas sede transformados pela renovação de vossa mente, para que possais provar qual é a boa, agradável e aceitável e perfeita vontade de Deus.
E não se conforme – nem no julgamento, no espírito nem no comportamento.
Para este mundo – que, negligenciando a vontade de Deus, segue inteiramente a sua.
Para que você possa provar – Saiba com certeza por provação; o que é facilmente feito por quem se apresentou a Deus.
Qual é essa boa, aceitável e perfeita vontade de Deus – A vontade de Deus está aqui para ser entendida de toda a parte preceptiva do cristianismo, que é em si tão excelentemente boa, tão aceitável a Deus e tão perfeita em nossa natureza.
Estudo sobre Romanos 12:2 com comentário de Geroge Haydock
Tome cuidado para não imitar as práticas dos mundanos. Deixe seu coração, sua ambição, levá-lo ao céu: despreze sempre as coisas que o mundo admira, para que todos possam ver por suas ações que você não é da sociedade dos mundanos, e não tem consideração nem amizade por eles. (Calma) — Transforme-se em novos homens, pela renovação de sua mente, para que possa discernir em todas as ocasiões, o que é mais perfeito, mais agradável e aceitável a Deus. (Bible de Vence)
Comentário bíblico sobre Romanos 12:2 do Estudo de Genebra
(2) E não sejais conformados com este mundo; mas sede transformados pela renovação da vossa (f) mente, para que provais qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
(2) O segundo preceito é este, que não tomamos as opiniões ou conduta de outros homens como regra para a vida, mas que renunciamos totalmente a este mundo, e colocamos diante de nós como nossa marca a vontade de Deus como é manifestada e revelada a nós em sua palavra.
(f) Esta é a razão pela qual não sobra espaço para a razão, que os filósofos pagãos colocam como uma rainha em um castelo, nem para o livre arbítrio do homem, com que os estudiosos papistas sonham, porque a mente deve ser renovada; ( Efésios 1:18 ; Efésios 2:3 ; Efésios 4:17 ; Colossenses 1:21 )
— Reflita nesse conselho da palavra de Deus e evita copiar as coisas do mundo. Esforçai a cada dia para ser transformado pela renovação da sua mente e aprenda mais sobre a palavra de Deus – Seja forte e corajoso; significado de Josué 1:9 explicado e comentado
Nossa equipe editorial do Hinos da Harpa é formada por cristãos maduros apaixonados pela Bíblia e os louvores da Harpa Cristã. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante, e um compromisso real com Jesus.