Vários hinos tem suas histórias a serem contadas, de onde surgiram, como foram criados e por quem desenvolveu. Os hinos da harpa Cristã são bem conhecidos popularmente no mundo evangélico, porém, nem todos sabem as verdadeiras histórias.

Escrita no ano de 1841 pela poetisa inglesa Sarah Flower Adams, Nearer, My God, to Thee (Mais Perto Quero Estar) é vista até hoje por ter sido a canção tocada pelos violinistas enquanto o Titanic afundava. Baseada no texto de Gênesis 28:11-19.

Esta canção era a favorita do presidente americano, William McKinley, assassinado no mês de setembro do ano 1901. Em suas últimas palavras, ele citou as primeiras linhas do hino. O mesmo também foi tocado nos funerais dos ex-presidentes James Garfield, Warren G. Harding e Gerald R. Ford.

Já no Brasil, uma das primeiras versões da música foi gravada no ano de 1078, no segundo álbum de estúdio do grupo Elo. Após três anos, o vocalista Jayrinho morreu em um acidente de carro que também vitimou sua esposa Helia e o filho caçula André. Depois da tragédia, o grupo mudou de nome para Logos, liderado pelo casal Paulo Cézar e Nilma Soares.

O hino Mais Perto Quero Estar também ganhou versão nas vozes de Nívea Soares, Anderson Freire, Sarah Farias, Gerson Rufino e Thalles Roberto, a música figurou até mesmo na cultura pop. Nearer, My God, to Thee deu título a um episódio da terceira temporada da série Homicide: Life on the Street.

A música também serve de trilha sonora para um dos episódios da série Orphan Black.