“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.” Este versículo de Filipenses 4:6, é de fácil entendimento, nos exortando a orar para deixar de lado as nossas preocupações e confiar somente em Deus.
Seguindo esse comando, vamos viver diante da presença do Senhor sentindo paz e também seguros em nossos corações e sem ansiedade com relação aos nossos problemas.
Algumas situações que nós enfrentamos, como perdas, medo, tristeza…podem ser resolvidas através da oração. Assim, diante das circunstâncias, devemos lançar nossos fardos sobre o Senhor (Sl 55:22), e Ele enviará o Espírito Santo para nos confortar e trazer paz para as nossas almas.
A Bíblia diz que o Senhor sabe das nossas necessidades e, que antes de orarmos, Ele já sabe o que vamos pedir (Mateus 6:8, Filipenses 4:19, Mateus 6:32-33. Assim, que neste estudo de Filipenses 4:6, possamos refletir acerca da oração e se preocupar em buscar o reino dos céus, e todas as coisas que nós necessitamos, o Senhor dará a nós, segundo a sua vontade. Lembra-se que ficar ansioso por algo não vai dar em nada; mas, se você buscar pela oração e súplica com ação de graças ao Senhor, de fato, terá resultado.
A seguir, estão alguns comentários e explicação de Filipenses 4:6, feito por vários teólogos cristãos conhecedores da palavra de Deus.
Comentário sobre Filipenses 4:6 de Adam Clarke
Não tenha cuidado com nada – Não seja ansiosamente solícito; não dê lugar ao cuidado de cuidar, deixe o que vai acontecer; pois a ansiedade não pode mudar o estado ou condição de qualquer coisa de ruim para bom, mas infalivelmente prejudicará sua própria alma.
Por meio de oração e súplica – Só Deus pode ajudá-lo; ele está disposto a fazê-lo, mas você deve pedir por oração e súplica; sem isso, ele não prometeu ajudá-lo.
Pela oração – aplicação solene a Deus a partir de um sentimento de necessidade. Súplica – continuação em oração sincera. Com o agradecimento , pelos inúmeros favores já recebidos; e por perigos, males e mortes deixados de lado. E que suas almas sejam encontradas neste exercício, ou na disposição em que este exercício pode ser realizado, em todos os vezes , em todas as ocasiões e em todos os locais .
Comentário sobre Filipenses 4:6 de João Calvino
Mas em todas as coisas É o número singular usado por Paul, mas é o gênero neutro; a expressão, portanto, é equivalente a omni negociação (em todos os aspectos, ) para ( oração ) e ( súplica ) são substantivos femininos. Nessas palavras, ele exorta os filipenses, como Davi faz todos os devotos em Salmos 55:22, e Pedro também em 1 Pedro 5:7 , para lançar todo o seu cuidado sobre o Senhor. Porque não somos feitos de ferro, (234) para não sermos abalados pelas tentações. Mas esse é o nosso consolo, esse é o nosso consolo – depositar ou (falar com maior propriedade) descarregar no seio de Deus tudo o que nos assedia. A confiança, é verdade, traz tranquilidade às nossas mentes, mas é apenas no caso de nos exercitarmos em orações. Sempre que, portanto, somos assaltados por qualquer tentação, vamos nos lançar imediatamente à oração, como a um asilo sagrado. (235)
O termo solicita que ele emprega aqui para indicar desejos ou vontades. Ele nos faria dar a conhecer a Deus por oração e súplica, como se os crentes derramassem seus corações diante de Deus, quando se comprometessem, e tudo o que tinham, a Ele. Aqueles, de fato, que olham de um lado para outro para os confortos vãos do mundo, podem parecer em certo grau aliviados; mas há um refúgio seguro – apoiando-se no Senhor.
Com ação de graças Como muitas vezes oram a Deus mal, (236) cheio de queixas ou de murmúrios, como se eles tivessem acabado de acusá-lo, enquanto outros não podem tolerar atrasos, se ele não satisfaz imediatamente seus desejos, Paulo por esse motivo conjuga ação de graças com orações. É como se ele tivesse dito que as coisas que são necessárias para nós devem ser desejadas por nós do Senhor de tal maneira que, no entanto, sujeitamos nossas afeições a seu bom prazer e agradecemos enquanto apresentamos petições. E, inquestionavelmente, a gratidão terá esse efeito sobre nós – que a vontade de Deus será a grande soma de nossos desejos.
Comentário bíblico sobre Filipenses 4:6 de Thomas Coke
Com ação de graças, – Quando São Paulo os ordena a se unir à ação de graças com oração e súplica, em sua condição de sofrimento, ele parece ter o mesmo objetivo antes de ser notado; ou seja, desviá-los da visão assustadora da perseguição e lembrá-los, como ele faz. Filipenses 1: 29-30 que o fato de serem chamados aqui era um presente agradável, pelo qual eles deveriam ser gratos. Em vez de tomar cuidado com nada, seria mais apropriado ler, com o Dr. Heylin, ser solícito por nada; “Quaisquer que sejam seus perigos ou desejos, não se distraia com um cuidado ansioso por eles.”
Esses é o comentário de Filipenses 4:6 por John Wesley
Cuidado para nada; mas em tudo, através da oração e súplica com ação de graças, sejam feitos a conhecer seus pedidos a Deus.
Seja ansiosamente cuidadoso por nada – Se os homens não forem gentis com você, ainda assim, nem por isso, nem por qualquer outro motivo, tenha cuidado, mas ore. Cuidado e oração não podem ficar juntos.
Em tudo – Ótimo e pequeno.
Informe seus pedidos – Aqueles que por vergonha absurda ou modéstia desconfiada, encobrem, sufocam ou mantêm seus desejos, como se fossem pequenos ou grandes demais, devem ser atormentados com cuidado; de onde são inteiramente libertados, que os derramam com uma confiança livre e filial.
Para Deus – nem sempre é apropriado divulgá-las aos homens.
Por súplica – Qual é a ampliação e a pressão de nossa petição.
Com ação de graças – A marca mais segura de uma alma livre de cuidados e de oração unida com verdadeira resignação. Isto é sempre seguido de paz. Paz e ação de graças estão juntos, Colossenses 3:15 .
Comentário sobre Filipenses 4:6 de E.W. Bullinger
Cuidadoso – ansioso. Primeira ocorrência: Mateus 6:25,
Nada Grego. medeis
Oração súplica. App-134.:3
Pedidos . App-134.
Tornado conhecido . Grego. gnorizo , Ver Filipenses 1:22 .
Até . App-104.
Deus App-98.
Sem dúvida, esses comentários de grandes conhecedores da Bíblia nos ajudam a tender quão importante é a oração na vida do crente, que , se orarmos ao Senhor e entregar a Ele todos os nossos problemas, vamos sentir paz e tranquilidade no coração. Por tanto, lance sobre Deus a sua ansiedade e aprofunde o seu relacionamento com ele com essa palavra – Transformem-se pela renovação; significado de Romanos 12:2 explicado e comentado
Nossa equipe editorial do Hinos da Harpa é formada por cristãos maduros apaixonados pela Bíblia e os louvores da Harpa Cristã. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante, e um compromisso real com Jesus.