Não tenha dúvida, morar junto antes do casamento é pecado sim, porque viola os mandamentos de Deus.
De fato, isso é considerado coabitação, que nada mais é que conviver com outra pessoa sob o mesmo teto (união estável). Assim, descreve a relação entre um homem e uma mulher que estão vivendo em um relacionamento romântico ou sexualmente íntimos e partilham uma família, ainda que não sejam casados.
Na Bíblia, quando lemos 1 Coríntios 7:9, temos a comprovação que verdadeiramente é pecado morar junto antes do casamento: “Mas, se não conseguem controlar-se, devem casar-se, pois é melhor casar-se do que ficar ardendo de desejo”.
Veja que nesse texto, o apóstolo Paulo está exortando os casais a se casarem, já que desejam fazer sexo e, de maneira alguma conseguem se controlar.
O relacionamento sexual foi criado para ser desfrutado dentro do casamento
Em Gênesis 2:18, 21-25, vemos que foi o Senhor que criou o casamento entre o homem e a mulher (Adão e Eva). No entanto, o relacionamento sexual foi criado para ser desfrutado somente dentro do casamento. É claro que naquele tempo não havia pessoas para testemunhar a união do casal Adão e Eva, então o próprio Deus testemunhou e os abençoou. Assim, fica claro que os noivos receberem a benção de Deus e ter o reconhecimento social de um casamento válido é fundamental nas Escrituras.
Um erro que muitas pessoas cometem é acreditar que viver em união estável é o mesmo que estar casado. Na Bíblia, é possível entender que todo casamento válido naquela época tinha algum tipo de reconhecimento pela sociedade. Acredite, a pessoa que vive em união estável não é vista como casada. Embora seja controverso dizer isto, mas parece que a mulher que vive em união estável não tem marido e vice-versa, observe o que diz o texto de João 4:17-18:
- “Não tenho marido“, respondeu ela. Disse-lhe Jesus: “Você falou corretamente, dizendo que não tem marido. Fato é que você já teve cinco; e o homem com quem agora vive não é seu marido. O que você acabou de dizer é verdade“ (NVI).
Ou seja, é fácil entender que Jesus reconheceu que aquela mulher estava morando junto com um homem, no entanto – sua união não era um casamento.
Contudo, se você é um cristão e por algum motivo está tomando a decisão de viver em união estável (ao invés de se casar) saiba que é muito importante refletir neste estudo bíblico, porque verdadeiramente é pecado morar junto antes do casamento.
Se casar é melhor do que viver em união estável porque estará cumprindo a lei de Deus
Por outro lado, acreditar que é fundamental viver primeiro em união estável para depois se casar, como se fosse um teste para ter a certeza se daria ou não certo, é uma ideia absurda. Deus reprova isso. Saiba que através do próprio namoro é possível conhecer os defeitos e qualidades do parceiro.
Assim, converse com a sua namorada e analise bem essa situação, pois quão bom e suave é o casamento que é construído debaixo da palavra de Deus, porque realmente tem a benção do Senhor, que de fato, é o mais importante em um casamento.
E não se esqueça que foi o próprio Deus que criou o casamento para ser uma aliança para a vida toda entre o casal. E, como diz o apóstolo Paulo, “CASE-SE”, receba a benção de Deus e descubra como seu fiel ao seu grande amor através destes 15 versículos sobre fidelidade que vão te APROXIMAR mais de Deus
Nossa equipe editorial do Hinos da Harpa é formada por cristãos maduros apaixonados pela Bíblia e os louvores da Harpa Cristã. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante, e um compromisso real com Jesus.